Os Ministérios da Fazenda e do Planejamento estão preparando um novo plano de estabilização econômica para o período de um ano, a começar em junho próximo. São os seguintes termos do novo "pacote" econômico: cortes nas despesas previstas no Orçamento da União, e eliminação de todos os subsídios até dezembro próximo; desvalorizações reais do cruzado, de forma a incentivar as exportações de eventuais excedentes de oferta do mercado interno e equilibrar o balanço de pagamentos; o desempenho da economia dependerá do êxito das exportações, porque a alteração da política salarial provocará queda na demanda e desaquecimento econômico interno; o controle de preços permanecerá com maior rigor e espaçamento possível; e a política monetária terá a fixação de metas rígidas para emissão de moeda, títulos e crédito interno líguido (financiamento interno e externo do governo) (O Globo).