A Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE) está com suas contas bloqueadas em toda a rede bancária por não ter regularizado o pagamento do serviço de sua dívida de Cz$1,8 bilhão com a União. Na tentativa de reverter a situação o governador gaúcho, Pedro Simon, desembarcou, ontem, em Brasília para conversar com o ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. Simon alertou ao ministro das Minas e Energia, Aureliano Chaves, para a possibilidade de o bloqueio ser ampliado para as outras empresas do sistema de energia elétrica, inclusive a ELETROBRÁS. O presidente da ELETROBRÁS, Mário Bhering, negou que as empresas do sistema estivessem com o pagamento do serviço de suas dívidas em atraso, mas observou que se a determinação do ministro da Fazenda continuar em vigor muitos problemas ocorrerão. Revelou que nos meses de janeiro e fevereiro pagou à União Cz$20 bilhões por aquele débito, o que provovou um desequilíbrio de caixa na empresa. Se o Ministério da Fazenda não aceitar a "rolagem" da dívida em março-- disse--, a ELETROBRÁS ficará sem recursos para pagar as empreiteiras e acabará paralisando a conclusão de muitas obras necessárias ao país (JB).