A Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA) deverá inaugurar nos próximos meses um banco de dados para atendimento a acidentes ambientais. O que se pretende fazer é armazenar o maior número de informações sobre todas as substâncias tóxicas e perigosas, suas consequências para o meio ambiente e para a população e como controlá-las. De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Ambiental, Aloar de Almeida Castro, o banco de dados será centralizado na SEMA, em Brasília, e poderá ser acionado por qualquer órgão estadual ou municipal de meio ambiente, através de uma rede de teleprocessamento (O ESP).