CIMI CRITICA SOLICITAÇÃO DE TESTE ANTI-AIDS

O CIMI (Conselho Indigenista Missionário) divulgou nota oficial, ontem, em Brasília (DF), afirmando que o presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Romero Jucá Filho, solicitou à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que submeta os missionários que atuam em áreas indígenas a testes anti-AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). Para o CIMI, a solicitação tem a pretensão de "confinar a ação dos missionários comprometidos com a causa indígena". De acordo com a nota do CIMI, "a FUNAI omitiu propositadamente a presença de milhares de garimpeiros, e madeireiros e grileiros que, além de ocupar e explorar ilegalmente as terras dos indígenas, vêm há muito tempo transmitindo aos índios doenças venéreas, sarampo, tuberculose e gripe, levando vários deles à morte" (FSP).