MCT ASSINA CONVÊNIO PARA LABORATÓRIO DE PLASMA NO RJ

O ministro da Ciência e Tecnologia, Luiz Henrique da Silveira, assinou ontem um convênio no valor de US$40 milhões (cerca de Cz$4,2 bilhões) com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro para a instalação, no estado, do Laboratório Nacional de Plasma. Este laboratório permitirá o desenvolvimento de pesquisas sobre a fusão termonuclear-- reação que ocorre somente em altíssimas temperaturas, quando a matéria está em estado de plasma. O primeiro passo a ser tomado com a assinatura do convênio é a formação de uma comissão de técnicos dos dois órgãos e as comunidades acadêmicas de São Paulo e do Rio de Janeiro, para estabelecer a implantação e localização do laboratório (FSP).