O presidente da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Rex Nazareth, entregou ontem à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado Federal o relatório final sobre o acidente com o césio-137 ocorrido em Goiânia (GO) em setembro do ano passado. O relatóri afirma que "não houve contaminação dos lençóis freáticos, nem da água potável da cidade e que a contaminação atingiu apenas 50 cm de solo das áreas expostas, sem comprometer a cidade. De acordo com o relatório 720 funcionários da CNEN atuaram no processo de descontaminação e retirada do lixo atômico, durante 82 dias, quando monitoraram 112.800 pessoas, das quais 249 apresentavam quadro de contaminação interna e/ou externa. Vinte delas foram hospitalizadas, quatro morreram em consequência do alto grau de radiação recebida. Ainda de acordo com o relatório, todo o resíduo radioativo-- cerca 1.700 toneladas-- foi enterrado, provisoriamente, no cemitério nuclear de Abadia, a 22 km de Goiânia. O relatório diz ainda que durante cinco anos a CNEN vai acompanhar, com um laboratório instalado em Goiânia, a vida dos 245 contaminados sobreviventes e as alterações no meio ambiente (JB).