MINISTRO DIZ QUE FARÁ EQUIPARAÇÃO SALARIAL NO BB

A decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) será cumprida rigorosamente e os funcionários do Banco do Brasil terão seus salários equiparados aos dos servidores do Banco Central. A garantia foi feita ontem, em Brasília, pelo ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. "O problema, porém, está na forma com que será concedida essa equiparação. O Ministério da Fazenda quer seguir a decisão do TST ao pé da letra, ou seja, reajustar os salários em 10%, além da Unidade de Referência de Preços, uma vez que os outros 40%-- de um total de 50% autorizados pelo TST-- foram concedidos em duas outras parcelas: março e setembro de 1987". Os funcionários do BB, no entanto, reivindicam uma equiparação global e querem mais 28,7% relativos a um abono salarial concedido pelo BC, em abril de 1987, ampliando a defasagem em relação aos vencimentos dos funcionários do BB. Nesse caso, o reajuste real médio seria superior a 40%, considerado oneroso pelo Ministério da Fazenda. Em assembléia-geral realizada ontem na frente do prédio da agência central do BB em Brasília (DF), os funcionários da instituição decidiram entrar em "estado de greve" até que a nova diretoria se manifeste sobre a equiparação salarial com os funcionários do BC (JB) (GM).