O ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, informou que, em janeiro passado, os gastos globais do governo federal, somente com a folha de pagamento de seus servidores, chegaram a aproximadamente US$1,5 bilhão, o que projeta uma despesa total, até o final do ano, superior a US$17 bilhões ou o equivalente a 6,2% do PIB (Produto Interno Bruto). Já a arrecadação bruta ficou, naquele mês, em US$1,8 bilhão, de modo que restaram apenas US$300 milhões para o pagamento de outras obrigações, como a transferência constitucional de recursos para estados e municípios. Segundo Maílson da Nóbrega, Isso demonstra a total incapacidade do governo em continuar arcando com os custos de uma folha de pagamento inchada e a urgência da adoção do congelamento dos salários do serviço público, para amenizar o déficit da União". De acordo com o secretário-geral do Ministério da Fazenda, Mário Berard, o governo gasta em média US$1 mil (cerca de Cz$102,5 mil) no pagamento mensal de salário e encargos de cada um dos 1,5 milhão de funcionários da administração direta, das empresas estatais e das fundações e autarquias (JB) (FSP).