PERDA SALARIAL DO FUNCIONALISMO ATINGIU 80,09%

Os funcionários lotados nos órgãos da administração direta do governo federal (ministérios, autarquias, etc.) sofreram perdas reais de salários entre 70,61% e 80,09% no período que vai de março de 1976 a abril de 1987. A estimativa consta de estudo preparado pelo secretário-adjunto das Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Sérgio Cutolo dos Santos. Sob o título "A evolução das remunerações na admistração pública e autárquica", o estudo aponta duas situações de forte contraste na estrutura salarial do setor público federal. De um lado, as empresas produtivas e os bancos estatais com níveis de salários compatíveis e até mesmo superiores aos do mercado e estruturas de cargos razoalmente organizadas; de outro, a administração pública direta e autárquica, com remunerações desiguais, baixos salários de referência e forte concentração de renda nos escalões superiores da hierarquia (FSP).