ENTIDADES E PARTIDOS REALIZAM O "DIA DO BASTA"

O "Dia do Basta", ou "Dia da Advertência", organizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e partidos políticos como o PT, PDT, PC do B e PCB, teve ontem manifestações nas principais capitais e cidades do país exigindo a aprovação pelo Congresso Constituinte de eleições para presidente da República ainda este ano. Em Brasília, cerca de 3 mil pessoas participaram de uma passeata pedindo eleições já e "fora Sarney". Na Esplanada dos Ministérios, 1.656 PMs cercaram o Congresso Nacional impedindo que os manifestantes concentrassem-se no gramado. Em Belo Horizonte (MG), 2 mil manifestantes tentaram "abraçar" o Palácio da Liberdade, sede do governo, no que foram impedidos pelos cassetetes da Polícia Militar. Cerca de 30 pessoas foram detidas e liberadas após depoimento. Em São Paulo (capital), cerca de 4 mil pessoas ocuparam a Praça da Sé, no centro da cidade, no que foram observadas por 80 PMs que não interferiram. Em Salvador (BA), aproximadamente 15 mil pessoas participaram do "Dia do Basta", e fizeram críticas ao ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães. Não houve repressão aos protestos. Cerca de 2 mil pessoas compareceram à Praça Deodoro, centro de São Luís (MA). Os manifestantes gritavam "Sarney não dá, diretas já" e "o povo não aguenta Sarney até 90". No Rio de Janeiro (capital), cerca de 2 mil pessoas participaram do protesto no Centro da cidade gritando "basta de transição, diretas 88". Não foi registrado nenhum incidente e 500 aposentados participaram da manifestação batendo panelas vazias. Cerca de 3 mil pessoas participaram da passeata do "Dia do Basta" realizada pelas ruas centrais de Curitiba (PR). Não houve incidentes e o povo gritava "Sarney, o povo não aguenta até 90" (JB) (FSP) (GM).