As bolsas de valores de São Paulo (BOVESPA) e do Rio de Janeiro (BVRJ) firmaram ontem convênio com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), sugerindo ao Banco Central que sejam destinados aos mercados de ações 25% dos recursos provenientes dos próximos leilões para conversão da dívida externa. Pelos critérios estabelecidos pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) expressos pela "Resolução 1.460" do BC, 50% dos recursos provenientes da conversão devem ser aplicados nas regiões da SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Os restantes 50% na integralização de capital de novas sociedades e em fundos de conversão, sem todavia especificar faixas compulsórias para o mercado de ações (O ESP).