Os presidentes do Brasil e da Argentina, respectivamente, José Sarney e Raúl Alfonsín, estarão inaugurando, no final deste mês, a primeira fase da Usina de Demonstração Nuclear de Aramar, em Iperó (SP). A instalação do programa nuclear paralelo-- onde no final do ano passado técnicos brasileiros conseguiram enriquecer urânio pelo processo de ultracentrifugação-- será apresentado publicamente pela primeira vez. Esta informação foi dada pelo presidente da CNEN (Comissão Nacional de Energia Atômica), Rex Nazareth, após reunir-se com cientistas brasileiros e argentinos que avaliam o Acordo de Cooperação Nuclear Brasil/Argentina. Segundo o presidente da CNEN, num primeiro momento, a Usina de Aramar irá produzir radioisótopos para utilização médica. Entretanto, o objetivo principal será dar continuidade ao processo de enriquecimento do urânio, passando dos atuais 8% para 20% de pureza (O Globo).